Review – O Poço e o Pêndulo (1991)

 

Por Calil Neto

12 de janeiro de 2019.

Você sabia que o cultuado Stuart Gordon além de dirigir longas de sucesso adaptados de H.P Lovecraft comandou também filme adaptado do também macabro Edgar Allan Poe ? O Poço e o Pêndulo ( The Pit and the Pendulum – 1991) é a versão do diretor norte-americano com Dennis Paoli assinando o roteiro adaptado do famoso conto homônimo do escritor do século XIX com produção da divertida Full Moon de Charles Band ( com os filmes Direct-to-Video B-Movie Horror Films de baixo orçamento) o mesmo estúdio responsável pela Empire Pictures.responsável pelos fofos Ghoulies, Troll – O Mundo do Espanto e muito mais que por falência fechou as portas no final dos anos 80.

Outro longa muito lembrado pelos fãs pela adaptação deste mesmo conto é O Poço e o Pêndulo de 30 anos antes dirigido pelo também lendário Roger Corman com Vincent Price e Barbara Steele no elenco e roteiro de Richard Matheson.

Uma produção que vale a espiada por ter a presença no elenco de duas figuras lendárias do cinema de horror moderno dos Estados Unidos: os atores Lance Henriksen que faz vilão inquisidor Torquemada na Espanha em ótima atuação e Jeffrey Combs que participou de diversos filmes de Stuart Gordon para a Empire Pictures e a Full Moon. O ator Jeffrey Combs com certeza ficou conhecido graças a Stuart Gordon.

O Poço e o Pêndulo aborda a Inquisição Católica na Espanha em busca da prisão e assassinato de bruxas e hereges e a dicotomia pecado/ sacro. Um filme que não deixa de trazer a hipocrisia das religiões, a autopunição por seus pecados. O falso profeta e a reflexão e moral de que é melhor ser um ateu do bem do que um falso religioso. Religioso que pratica o mal.

 

 

Um filme que traz a nudez gratuita da atriz Rona De Ricci mas que não é tão expressivo. Nota-se os seus poucos recursos em sua execução em um longa que é apenas para os admiradores de Stuart Gordon.

Nota: 3,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s